terça-feira, 7 de setembro de 2010

Brasil e Argentina fazem acordo de software e domínios da internet

Brasil e Argentina assinaram, nesta segunda-feira, um acordo de cooperação tecnológica que estabelece uma política comum em matéria de software e na administração de domínios na internet, informaram fontes oficiais.

O acordo foi firmado em Buenos Aires pelo diretor do NIC.Br, Demi Getschko - considerado por alguns o "pai" da internet no Brasil - e pelo subsecretário legal, técnico e administrativo da Chancelaria argentina, Eduardo Villalba.

De acordo com comunicado da Chancelaria argentina, esse convênio "significa um avanço na integração política regional e uma continuação das políticas de software livre levadas adiante" pela Argentina.

O acordo tem por objetivo constituir as bases e princípios de uma política comum na integração dos domínios ".com" entre os escritórios de administração e outorgas de domínio NIC do Brasil e da Argentina - dependente da Chancelaria.

Os dois países somam mais de 80% dos domínios ".com" da América Latina. O acordo assinado hoje busca melhorar os procedimentos já existentes para o registro e a administração de nomes de domínios na internet.

Por este convênio, os dois países se comprometem a fornecer em seus respectivos centros de cômputos o espaço físico, acesso à internet, condições ambientais e alimentação elétrica necessária para que a outra parte possa instalar os equipamentos necessários ao serviço de DNS (Domain Name System, em inglês) secundário.

Além disso, desenvolverão atividades de colaboração, assistência técnica e capacitação em áreas de mútuo interesse e promoverão atividades e ações para edificar a estrutura da internet entre os dois países. Ambos também trocarão informações estatísticas sobre os registros e usos da internet, com o objetivo de elaborar, desenvolver e implementar estratégias conjuntas sobre mudanças normativas, modificação nos sistemas informáticos de registro e gestão estratégica de recursos.

Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário