terça-feira, 7 de setembro de 2010

Designing Obama, o projeto por trás da campanha

Banner promocional da campanha de Obama
 Todo mundo sabe que para se ganhar qualquer eleição, além de carisma e uma boa plataforma, você tem que atrair o publico para si. Fazer o publico alvo acreditar na veracidade de todas as suas palavras e realmente se sentir sensibilizado e inclinado a dar o próprio voto a você. Poucos são capazes dessa proeza, mas na ultima década, um nome se destacou mais do que os outros em termos de campanha vencedora: Barack Obama.

Primeiro presidente negro Norte Americano (o primeiro também a dispensar o financiamento público para sua campanha, usando somente a verba gerada pela contribuição dos seus apoiadores, algo em torno de U$:600 milhões), Obama ousou ao se valer de recursos como blogs e rede sociais como o twitter, para atrair o publico mais jovem e assim subir ao posto de presidente dos EUA. A extensa campanha para promover um até então desconhecido candidato a presidência foi marcada pela exploração da imagem de Obama, uma excelente estratégia de campanha online (o site oficial contava com um blog, aplicativo para vídeos, musicas e uma rede social própria, o MyBarackObama) e claro, um projeto de design gráfico competente, responsável pela criação da marca da campanha e suas aplicações diversas, uma para cada nicho que Obama desejasse alcançar.

E justamente para confirmar a importância do design nessa campanha vencedora, o livro Designing Obama, que mostra todo o processo da marca, identidade visual e todas as aplicações da campanha histórica do primeiro presidente negro dos Estados Unidos, foi publicado pela editora Post Press e está a venda  através do site http://www.designing-obama.com/

Designing Obama possui de 360 páginas oriundas do trabalho de Scott Thomas, o designer chefe da campanha de Obama, em conjunto com as dezenas de artistas e diretores de arte que colaboraram no projeto.O livro vem em em duas versões, impressa e como aplicativo para o Ipad, além de uma versão digital para visualização na internet (http://digital.designing-obama.com/).

O livro ainda não foi lançado no Brasil, mas você pode conseguir o seu exemplar, em ingles, através do site da Amazon.com

O livro possui duas versões: azul ou prata especial

 Por Antônio Luiz Cunha, que acredita no futuro desse blog e diz "sim, nós podemos!"

Fontes:
http://www.revistadesign.com.br/2/categoria/design/
http://www.brainstorm9.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário