Banner promocional da campanha de Obama |
Todo mundo sabe que para se ganhar qualquer eleição, além de carisma e uma boa plataforma, você tem que atrair o publico para si. Fazer o publico alvo acreditar na veracidade de todas as suas palavras e realmente se sentir sensibilizado e inclinado a dar o próprio voto a você. Poucos são capazes dessa proeza, mas na ultima década, um nome se destacou mais do que os outros em termos de campanha vencedora: Barack Obama.
Primeiro presidente negro Norte Americano (o primeiro também a dispensar o financiamento público para sua campanha, usando somente a verba gerada pela contribuição dos seus apoiadores, algo em torno de U$:600 milhões), Obama ousou ao se valer de recursos como blogs e rede sociais como o twitter, para atrair o publico mais jovem e assim subir ao posto de presidente dos EUA. A extensa campanha para promover um até então desconhecido candidato a presidência foi marcada pela exploração da imagem de Obama, uma excelente estratégia de campanha online (o site oficial contava com um blog, aplicativo para vídeos, musicas e uma rede social própria, o MyBarackObama) e claro, um projeto de design gráfico competente, responsável pela criação da marca da campanha e suas aplicações diversas, uma para cada nicho que Obama desejasse alcançar.
E justamente para confirmar a importância do design nessa campanha vencedora, o livro Designing Obama, que mostra todo o processo da marca, identidade visual e todas as aplicações da campanha histórica do primeiro presidente negro dos Estados Unidos, foi publicado pela editora Post Press e está a venda através do site http://www.designing-obama.com/
Designing Obama possui de 360 páginas oriundas do trabalho de Scott Thomas, o designer chefe da campanha de Obama, em conjunto com as dezenas de artistas e diretores de arte que colaboraram no projeto.O livro vem em em duas versões, impressa e como aplicativo para o Ipad, além de uma versão digital para visualização na internet (http://digital.designing-obama.com/).
O livro ainda não foi lançado no Brasil, mas você pode conseguir o seu exemplar, em ingles, através do site da Amazon.com
O livro possui duas versões: azul ou prata especial |
Fontes:
http://www.revistadesign.com.br/2/categoria/design/
http://www.brainstorm9.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário