sábado, 4 de setembro de 2010

Enfim, feito!

Jornal, anuncio gigante, jornal novamente, blog...tantas foram as idéias, propostas, visões, encontros, desencontros e uma infinidade de outros poréns, que hoje o projeto de um veiculo de informação para os alunos da Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI/UERJ) terem um espaço para se expressar e se instruir não passa de um sonho longínquo.

Quem acompanhou o renascimento do Centro Acadêmico, acompanhou também as varias tentativas de criação de um jornal para os alunos da ESDI poderem escrever seus textos, seus ensaios, suas opiniões, suas pesquisas, mostrar trabalhos, anunciar trabalhos, dar inicio a uma produção cultural. Mas qual seria esse veiculo? Será que os meios "antigos" como jornais e revistas estavam fadados ao esquecimento, e as novas mídias digitais seriam o caminho? Ou será que nada substituiria o charme e as várias possibilidades gráficas dos impressos? Conceitos a parte, o grande desafio de todos os envolvidos na proposta ao longo desses três anos, foi suplantar a maior das barreiras: o tempo.

Esse é um fato: estudante de design quase não tem tempo pra nada além de sua vida acadêmica e profissional. Não sobra espaço para projetos pessoais, nem nada do gênero. E para se ter um jornal/revista de qualidade, é preciso dedicação e principalmente compromisso. Infelizmente, e eu senti isso na pele ao assumir a responsabilidade de tirar esse projeto do papel, não se faz isso sozinho. É preciso uma equipe, não só para organizar a parte gráfica, mas também para escrever o conteúdo. O principal foco do Boulevard sempre foi dar voz a quem precisasse, mas se por acaso ninguém quisesse "falar", ele perderia todo o sentido e viraria algo pessoal, por parte de quem trabalha nele. Mas não, ele tem que ser a voz de todo mundo e até todo mundo se animar com a idéia de produzir conteúdo, eu tomei a decisão: vamos fazer um blog!

Um blog é algo mais livre, descompromissado. Não que seja feito "nas coxas", mas ele tem uma liberdade maior de ritmo de postagens que os impressos não possuem, além da obvia velocidade de troca de informação e alcance. Mas, não se trata de uma rendição. O Boulevard ainda vai ser o jornal esdiano. A ideia desse blog é justamente ir aos poucos incentivando alunos a produzirem seus escritos, além de trazer informações e textos de profissionais da área, para aumentar o nivel cultural de cada um. Ele é um projeto que começa no blog e, se tudo der certo, alcançará outros meios de comunicação.

Por isso, está aberto o canal para todos aqueles que gostam de escrever, mas que nunca tinham tido oportunidade antes. Como não dá pra ficar esperando aparecerem os primeiros aventureiros, nós já temos algumas postagens engatilhadas para incrementar o blog, então fiquem no aguardo porque em breve já teremos novidades.

E uma vez mais, sejam bem vindos.

Antônio Luiz Cunha - 5º Ano

ps: o layout do blog ainda é provisório, mas é só até eu pensar em algo legal para cá. Por hora, tentem não sofrer (muito) com a aparência do lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário