terça-feira, 7 de setembro de 2010

Freewares: a salvação de muita gente

Para ser um profissional competente dentro do mercado de design, é preciso ter um bom conhecimento dos melhores programas disponíveis e se manter sempre atualizado para poder atender a demanda de trabalho e satisfazer as exigências de cada cliente (e deus sabe o quanto eles se tornam cada vez mais exigentes a cada dia que passa).

Porém, o preço salgado dos softwares e o curto espaço de tempo entre o lançamento de uma nova versão e outra, acabam por tornar quase impossível a aquisição de programas novos. É por esse motivo que cada vez mais os Freewares vem sendo utilizados por designers do mundo.

Os freewares são qualquer programa de computador cuja utilização não implica o pagamento de licenças de uso ou royalties. É importante não confundir o "free" de "freeware" com o "free" de "free software", pois no primeiro uso o significado é de gratuito, e no segundo de livre. Um programa licenciado como "freeware" não é necessariamente um software livre, pode não ter código aberto e pode acompanhar licenças restritivas, limitando o uso comercial, a redistribuição não autorizada, a modificação não autorizada ou outros tipos de restrições. O freeware diferencia-se do shareware, no qual o usuário deve pagar para acessar a funcionalidade completa ou tem um tempo limitado de uso gratuito (definição por Wikipedia).

Mas não é só o fato de serem gratuitos  que fazem os freewares  tão populares. Em geral, possuem um layout simples e intuitivo, são mais leves que os seus primos ricos e são facilmente encontrados na web para download. Com tantos atributos, esses programas se tornaram uma boa alternativa para quando se precisa muito de um recurso, mas o programa gerador custa os olhos da cara.

Foi pensando nisso que o portal G1 fez uma lista com três dos mais legais freewares disponíveis hoje para download. Cada um abrange um tipo de recurso diferente para facilitar nossa vida.
Criação e edição de imagens bitmap

Você quer redimensionar imagens, criar montagens, aplicar efeitos surpreendentes? Tudo isso é possível e sem custo. O Gimp é um programa de edição de imagens repleto de funcionalidades para facilitar essa tarefa. Ele tem uma interface intuitiva, com palheta de ferramentas, seletor de cores, fontes. Com ele, é possível remover os olhos vermelhos das fotografias, aplicar clareamento, reduzir o contraste de imagens ou alterar o pano de fundo. Com criatividade, é possível criar trabalhos de excelente qualidade. Ele inicialmente surgiu no Linux, mas atualmente pode ser instalado no Windows e Mac OS. Existe uma versão portátil do Gimp, que permite executá-lo a partir de um pendrive ou de um cartão de memória. Para aprender sobre como manipular imagens com o Gimp, você pode conferir os tutoriais em português, que estão disponíveis no site da comunidade brasileira por meio deste link . O seu instalador está disponível no site do Baixatudo, bem como sua versão portátil. 

Gimp, editor gratuito de imagens bitmap.  

Criação de ilustrações vetoriais

Procurando uma ferramenta para criar logotipos, cartoons ou qualquer outro tipo de desenho vetorial? Não deixe de testar o Inkscape. Ele é um poderoso editor de imagens, com recursos que permitirão que você crie ilustrações com acabamento profissional. É possível instalá-lo em Windows, Linux ou Mac OS. A sua interface lembra muito a dos consagrados programas de edição de imagens, vem com recursos avançados de desenho, permitindo aplicar texturas em 3D e muito mais. Confira os tutoriais sobre criação e edição de imagens disponíveis no site da comunidade neste link. O Inkscape pode ser baixado no site do Baixatudo. 

Inkscape, editor gratuito de imagens vetoriais.

Modelagem em 3D 

Quer criar ilustrações, animações ou games em 3D? Isso é possível com o Blender. Ele é um programa de modelagem, animação, texturização e edição de vídeos. Os resultados obtidos impressionam pela qualidade gráfica. Ele ainda conta com recursos de composição de texturas. Além disso, o seu editor de imagem e vídeo oferece funcionalidades de pós-produção. A ferramenta também é usada para a criação de games. Confira aqui uma animação de curta-metragem que foi desenvolvida com o Blender e aqui um game que foi criado utilizando o mesmo aplicativo. É possível instalá-lo em sistemas operacionais Windows, Linux e Mac OS X. O download do seu instalador pode ser feito no site do Baixatudo. Para aprender sobre ediçãp de imagens em 3D, acesse o site da comunidade brasileira por meio deste link.

O Blender é ferramenta de edição de imagens, vídeos e games em 3D.

por Antônio Luiz Cunha, amplo defensor dos softwares grátis

Fonte: http://g1.globo.com/tecnologia/







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário