Eu sempre digo que quem sabe, sabe. Quem não sabe, ensina. Mas tem certas coisas que realmente precisam de uma luz, de alguém ajudando ou dando dicas, senão a tendência é fazer algo meia boca.
Sendo assim, hoje postarei algo que vi no Design Blog que abrange a todos os possuidores de um blog ou os que desejam iniciar um: como fazer o seu blog ser bom a ponto das pessoas voltarem!
Nós (se bem que no momento está mais para "eu") do Boulevard estamos nos esforçando para tentar chegar em um layout agradável e um conteúdo relevante, para que sejamos um dia referencia na área dos veículos divulgadores do design. Sabemos que estamos um pouco longe do ideal pensando, mas estamos em evolução e em breve atingiremos essa meta.
Até lá, as dicas do Design Blog vão servir para o Boulevard, e acredito que para muita gente também, para facilitar o caminho ao El Dorado dos blogs:
1. Um bom blog demanda tempo
É importante que você saiba que criar e manter um bom blog é uma coisa que demanda relativamente bastante tempo. São análises de estatísticas, criação de layout, pesquisas de dados multimídia, e claro, todo o processo de escrever os posts, que nem sempre é algo rápido. Antes de fazer um blog é importante que você organize seu tempo de forma que consiga dispor de pelo menos uma hora por dia para ele.
É interessante (e necessário) ter uma certa freqüência de postagem, um post por dia já é uma ótima média, mas é BEM difícil de ter tempo suficiente para escrever posts todos os dias. O importante é que você escreva textos de qualidade, mas com certa freqüência, quanto mais próximos forem os posts, melhor.
2. Qualidade
Como já disse, qualidade é algo fundamental para uma boa colocação na web. Não adiante você encher seu blog de textos se nenhum deles é bom.
Qualidade é algo que é bem precário na internet, embora haja milhões e milhões de blogs e sites na rede, a quantidade deles que realmente tem conteúdo é bem baixo. Outro fator importante aqui é realizar pesquisas sobre o que você vai escrever. Por exemplo, se você escrever sobre design, vai se deparar com uma área extremamente abrangente e com um extenso conteúdo a ser explorado. O problema é que toda essa abrangência abre um leque de conteúdos que poucas pessoas dominam por completo, e chegará uma hora que você se verá frente a um assunto que não domina. Estudar e aprender com situações vividas são coisas que todo blogueiro precisa gostar para se dar bem na web.
3. Diferencial
Não basta a qualidade, é preciso que você tenha algo diferente dos demais blogs que falam da sua área. Um diferencial que não deixe seu blog ser apenas mais um entre os demais.
Vejamos novamente um exemplo baseado no design: quantos blogs de design você já viu que mostram apenas artigos de inspiração? Certamente sua resposta é dezenas, ou até mesmo centenas. Não estou dizendo que estes blogs não prestam, muito pelo contrário, quem trabalha com design sabe que inspiração é algo fundamental, mas o problema é que existem centenas de blogs que oferecem isso, e se destacar fornecendo esse tipo de conteúdo é difícil.
Sendo assim, hoje postarei algo que vi no Design Blog que abrange a todos os possuidores de um blog ou os que desejam iniciar um: como fazer o seu blog ser bom a ponto das pessoas voltarem!
Nós (se bem que no momento está mais para "eu") do Boulevard estamos nos esforçando para tentar chegar em um layout agradável e um conteúdo relevante, para que sejamos um dia referencia na área dos veículos divulgadores do design. Sabemos que estamos um pouco longe do ideal pensando, mas estamos em evolução e em breve atingiremos essa meta.
Até lá, as dicas do Design Blog vão servir para o Boulevard, e acredito que para muita gente também, para facilitar o caminho ao El Dorado dos blogs:
1. Um bom blog demanda tempo
É importante que você saiba que criar e manter um bom blog é uma coisa que demanda relativamente bastante tempo. São análises de estatísticas, criação de layout, pesquisas de dados multimídia, e claro, todo o processo de escrever os posts, que nem sempre é algo rápido. Antes de fazer um blog é importante que você organize seu tempo de forma que consiga dispor de pelo menos uma hora por dia para ele.
É interessante (e necessário) ter uma certa freqüência de postagem, um post por dia já é uma ótima média, mas é BEM difícil de ter tempo suficiente para escrever posts todos os dias. O importante é que você escreva textos de qualidade, mas com certa freqüência, quanto mais próximos forem os posts, melhor.
2. Qualidade
Como já disse, qualidade é algo fundamental para uma boa colocação na web. Não adiante você encher seu blog de textos se nenhum deles é bom.
Qualidade é algo que é bem precário na internet, embora haja milhões e milhões de blogs e sites na rede, a quantidade deles que realmente tem conteúdo é bem baixo. Outro fator importante aqui é realizar pesquisas sobre o que você vai escrever. Por exemplo, se você escrever sobre design, vai se deparar com uma área extremamente abrangente e com um extenso conteúdo a ser explorado. O problema é que toda essa abrangência abre um leque de conteúdos que poucas pessoas dominam por completo, e chegará uma hora que você se verá frente a um assunto que não domina. Estudar e aprender com situações vividas são coisas que todo blogueiro precisa gostar para se dar bem na web.
3. Diferencial
Não basta a qualidade, é preciso que você tenha algo diferente dos demais blogs que falam da sua área. Um diferencial que não deixe seu blog ser apenas mais um entre os demais.
Vejamos novamente um exemplo baseado no design: quantos blogs de design você já viu que mostram apenas artigos de inspiração? Certamente sua resposta é dezenas, ou até mesmo centenas. Não estou dizendo que estes blogs não prestam, muito pelo contrário, quem trabalha com design sabe que inspiração é algo fundamental, mas o problema é que existem centenas de blogs que oferecem isso, e se destacar fornecendo esse tipo de conteúdo é difícil.
Imagem por Cláudia Regina |
9. Interaja com outros blogs
Na web, independente da área que você estiver falando, sempre haverá uma grande maioria de blogs de conteúdo supérfluo e uma minoria de conteúdo de qualidade com grande destaque na blogosfera. Esses blogs importantes são capazes de transformar você em um blogueiro conhecido, ou podem deixar você com uma fama horrível.
No entanto, blogueiros não são monstros e em geral gostam de fazer amizades e parcerias (porque não são burros e sabem como isso é importante). Escreva conteúdo de qualidade, e quando perceber que seu blog merece ser recomendado entre em contato com outros blogs e proponha parcerias, que como já mencionei, são essenciais.
10. Ofereça todos os serviços disponíveis
Há vários serviços que favorecem seu blog a conquistar mais leitores, os mais utilizados são serviços de assinatura de feed e newsletter. Esses serviços são importantes porque poupam o tempo do leitor de ir até seu blog para conferir se há atualizações, eles levam os posts direto até o leitor.
Para que os leitores se interessem pelos serviços, de aos assinantes algo a mais, forneça a eles algo que os demais leitores não têm acesso. O exercito do design, serviço de newsletter aqui do Design.Blog, por exemplo, sempre faz sorteios entre os assinantes; isso gera um maior interesse pelo serviço. Lembrando: não basta oferecer um serviço, é preciso criar métodos que tornem o serviço desejado pelos leitores.
Na web, independente da área que você estiver falando, sempre haverá uma grande maioria de blogs de conteúdo supérfluo e uma minoria de conteúdo de qualidade com grande destaque na blogosfera. Esses blogs importantes são capazes de transformar você em um blogueiro conhecido, ou podem deixar você com uma fama horrível.
No entanto, blogueiros não são monstros e em geral gostam de fazer amizades e parcerias (porque não são burros e sabem como isso é importante). Escreva conteúdo de qualidade, e quando perceber que seu blog merece ser recomendado entre em contato com outros blogs e proponha parcerias, que como já mencionei, são essenciais.
10. Ofereça todos os serviços disponíveis
Há vários serviços que favorecem seu blog a conquistar mais leitores, os mais utilizados são serviços de assinatura de feed e newsletter. Esses serviços são importantes porque poupam o tempo do leitor de ir até seu blog para conferir se há atualizações, eles levam os posts direto até o leitor.
Para que os leitores se interessem pelos serviços, de aos assinantes algo a mais, forneça a eles algo que os demais leitores não têm acesso. O exercito do design, serviço de newsletter aqui do Design.Blog, por exemplo, sempre faz sorteios entre os assinantes; isso gera um maior interesse pelo serviço. Lembrando: não basta oferecer um serviço, é preciso criar métodos que tornem o serviço desejado pelos leitores.
Por Antônio Luiz Cunha, aquele que acredita alcançar o sétimo sentido para fazer o Boulevard chegar ao topo
Fonte: http://design.blog.br/
Excelente post! Essas dicas são muitos boas. Nas férias vou dar uma guinada no meu blog, e vou seguir as dicas :)
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